sábado, 28 de agosto de 2021


ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DO BERÇÁRIO DE 0 À 2 ANOS 

• Deixar a criança de bruços (de início 1 ou 2 minutos aumentando aos poucos)

• Virar e revirar a criança na hora de trocar

• Flexionar braços e pernas

• Levantar a criança, segurando-a pelas mãos (até sentar)

• Colocar a criança no chão forrado, deitada de costas ou de bruços

• Deixar a criança segurar a mamadeira sozinha (observando a capacidade)

• Confeccionar túneis com caixas de papelão, para a criança atravessar engatinhando.

• Exploração dos sentidos, através do contato físico, estimulação através de conversas e do próprio ambiente

• Deixar brinquedos à disposição

• Tomar sol, brincar na areia, na grama

• Bater palmas, dar adeus, mandar um beijo, estender os braços, apontar

• Repetir nome de objetos e pessoas

• Conversar o mais possível com as crianças para estimular a linguagem

• Cantar canções de ninar

• Conversar sobre ações que estão sendo realizadas

• Colocar músicas suaves para repouso ou no horário das refeições ( o som deve ser baixo)

• Encaixe de figuras geométricas

• Movimentos com brinquedos (argolas de borracha, bonequinhos ou animais de material macio), colocado ao alcance das mãos da criança para que possa segurar, apertar, acariciar e/ou jogar.

• Fazer caretas, piscar, sorrir para que a criança imite

• Esconder objetos e fazer com que a criança encontre-os

• Dar papel para rasgar e amassar

• Dar revistas para a criança folhear á vontade

• Estimular a ficar em pé segurando-a nas duas mãos

• Preparação para andar: segurar a criança pela bacia ou pelos rins, fazendo com que ela vire o peito para um lado, depois para outro, com os pés encostados no chão, o corpo ligeiramente projetado para a frente

• Exercícios de enfileirar e empilhar cubos, champinhas, tirar e colocar objetos em recipientes, colocar anéis em pinos, encaixar peças

• Produzir um som, através do contato de dois objetos e fazer com que a criança reproduza-os, se não conseguir da primeira vez, ajudá-la

• Estimular a criança a conhecer as partes de seu corpo. Mostrar o nariz, colocando-se na primeira vez, o dedo no seu nariz, repetindo algumas vezes

• Soprar penas, velas, apitos, algodão, canudos.

• Deixar a criança brincar no chuveiro ou banheira, com brinquedos durante 10 a 15 minutos

• Enfiar barbantes nos carreteis

• Fazer 2 riscas no chão e colocar um brinquedo no final das riscas. Pedir à criança que caminhe dentro das linhas e olhe o brinquedo

• Passeios a diferentes locais, para que possa adquirir percepção do ambiente que a rodeia e o movimento dos objetos

• Apresentar à criança objetos sonoros para brincar (sininhos, chocalhos, etc)

• Procurar que a criança cheire o sabonete, talco ou loção na hora do banho ou na troca das fraldas.

• Utilizar alimentos de diferentes sabores (doce, salgado, azedo, ácido, amargo) para que possa desenvolver o sentido do paladar

• Colocar açúcar ao redor dos lábios

• Manusear a mão da criança e fazê-la que sinta a do adulto. Permitir-lhe que explore a face do adulto e a sua própria, assim como outras partes do corpo.

• Proporcionar o prazer das cócegas

• Colocar a criança em frente ao espelho, chamando atenção para sua imagem, movimentando seu corpo.

• Cartazes com figuras grandes e coloridas para enfeitar a sala e despertar a curiosidade da criança

• Brincar com bolas livremente

• Subir e descer escadas com auxílio

• Chamar a criança sempre pelo nome 

Nenhum comentário: